quarta-feira, 30 de março de 2011

Criando uma coreografia



Quando assistimos a uma apresentação de coreografia, ficamos admirados com os passos e técnicas apresentados pelos coreografos.
A coreografia evangélica tem crescido nos últimos tempos,e muitas pessoas que construiram durante a sua vida técnicas de dança estão cada vez mais envolvidos em participar da dança gospel.
Bailarinos profissionais,pessoas que estudaram ou estudam a dança em suas mais diversas modalidades estão trazendo para os grupos evangélicos técnicas mais avançadas,o que faz com que essas apresentações se tornem mais apresentáveis.
Oficinas,estudos, ajudam em muito, os líderes e coreografos a aprimorarem cada vez mais suas técnicas e posturas.
Tudo isso é muito bom, mas, não podemos esquecer que a coreografia evangélica se difere da dança popular principalmente no que se díz respeito aos propósitos.
Nunca podemos esquecer que os nossos própositos estão firmados na vontande de Deus,que tudo o que fazemos acima de tudo deve estar debaixo de sua vontade,estar na dispensação de Deus passar essa vontade e unção para aqueles acompanham esse ministério.

1: Momentos de intimidade com Deus em oração e até mesmo de adoração com dança, faz com que o coreografo se coloque a disposição de Deus para que Ele o revista de ousadia e capacitação.Deus tem o melhor para nós, a dança é um dom que Deus pode e quer nos dar, basta estar atento a voz de Deus e construir essa relação de intimidade e comunhão para que a fonte inesgotável do Senhor possa jorrar em sua vida!2:Para criar uma coreografia, primeiro o coreográfo precisa ter uma certa técnica, e uma sensibilidade para ouvir a música e saber passar o sentimento sentido por ela através dos gestos.A escolha da música é muito importante, ela por si só já passa a sua mensagem e entrelaçada a dança terá um efeito melhor ainda.





3: Conhecer os componentes do grupo faz com que o coreográfo trabalhe melhor a coreografia, esse deve conhecer os limites e o potencial de cada um componente e apartir desse ponto trabalhar o melhor de cada um.

4: Assistir várias apresentações também ajuda o coreografo a se inspirar e aprimorar sua técnicas.Existem muitos vídeos no Youtube muito bons de coreografia.Porém deve-se ter o cuidado de não plagiar apresentações de outros grupos,pegar a coreografia pronta de alguém que se esforçou tanto e passar para o seu grupo como se fosse sua.Não copie, use-as apenas como fonte de inspiração e Deus te capacitará a fazer tão belas e ungidas sem necessidade de se fazer valer dessas atitudes
Deise Freitas

Enviar para o Twitter

sábado, 29 de janeiro de 2011

Penteados

Esse modelo dá um pouco de trabalho mais fica muito bonito.
Penteie o cabelo para trás e comece a puxar pequenas mechas apartir da testa prenda as mechas com presilhas ou elasticos.Procure pegar as mesmas quantidades de cabelo para cada mecha.




Muito simples e versátil esse rabo de cavalo se diferencia quando você pega uma mecha de cabelo e enrrola ao redor do elástico que está prendendo o cabelo,para algo mais elabora você pode fazer algumas tranças na parte solta do cabelo.


Um penteado preso muito bonito:
Divida o cabelo ao meio,faça uma ou duas tranças laterais(a depender do gosto) e prenda o cabelo em um coque deixando os fios das pontas soltos e desnivelados.


Um penteado fácil e muito chic:
Para esse penteado o cabelo precisa esta escovado
Deixe o cabelo todo para trás,e começando da parte de cima, separe mechas pequenas e comece a intercalar no centro da cabeça,prenda com grampos sempre deixando as pontas do cabelo caindo por cima.
Na metada prenda o cabelo em rabo de cavalo e comece a prender as mechas ao redo do rabo de cavalo sempre deixando as pontas caidas de maneira que não possa ver o rabo de cavalo.
Para finalizar se quiser passar um fixador.





Enviar para o Twitter

10 Dicas para dança na igreja


1 - Para quem dança no louvor é importante está na dependência de Deus, para que tudo saia conforme a vontade Dele.


2 - Se esta dançando com uma ou mais pessoas, ter um entrosamento com a pessoa que está dançando.

3 –A expressão facial fala muito, por isso não demonstre insegurança,medo ou distração.Adore a Deus, cante, e sinta-se na sala do trono dançando para Deus.

4 – Se errar não pare, tente se localizar no hino e continue.

5 - A escolha da roupa é essencial. Use a roupa conforme a coreografia, que não atrapalhe nos gestos. Também deve o olhar o tempo se estiver muito calor escolha uma roupa mais ligth para dançar no louvor, pois roupas quentes pode te atrapalhar para dança, você vai assar.A escolha do penteado também é essencial conforme a coreografia e tempo.

6 - A expressão é importantíssima porque a dança ela está no corpo todo, a dança é a linguagem oculta da alma. A expressão facial ela mostra muito mais o seu sentimento do que os gestos.

7 – Ensaiar bastante e com disciplina.

8 - Estude a letra da musica para saber que gestos fazer, não dance a musica sem entender ela quanto mais você analisar a musica mais fácil será de fazer a coreografia tanto montada como espontânea.

9 - Ore sempre antes de dança seja qual for o lugar. Ore repreenda todas as obras malignas do diabo contra a sua vida e do seu grupo. Tenha um momento com Deus de adoração e entrega para quando você for dança já esteja ligado a Deus.

10 - Não tenha vergonha. DANCE! Se for para rolar no chão role. Faça o que vier no seu coração dance com toda a força e adora A Deus!

Enviar para o Twitter

Palavra ao liderado


Ao Liderado:

 A obediência deve estar sempre em seu coração levando-o a se submeter à autoridade pastoral e às lideranças da igreja. Cuidado com suas atitudes de revolta contra eles, veja o exemplo de Arão e Miriam ao questionarem a intimidade de Moisés com o Senhor.


É muito fácil respeitar e obedecer o líder quando o assunto é roupa nova, coreografia nova...o difícil é se submeter a ele quando o assunto é exortação. Então, além de orar pelo líder do ministério, ore também para que o Senhor ajude a você liderado a respeitar o ministro que o Senhor colocou sobre sua responsabilidade no serviço que juntos dedicam a Ele.

Se submeter a vontade de Deus é viver em humildade de espirito, é saber o caminho certo pelo qual os seus pés irão pisar, é ter o discernimento do Espirito Santo a cada instante do dia.
O liderado deve entender que a postura de cristão deve ser expandida para todos o lugares onde estiver.
Fazer a diferença em todos os lugares sendo luz e sal na terra.A palavra de Deus nos admoesta a vivermos em santidade, e para tal é preciso uma vida de comprometimento com a sua palavra.

"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado;"
2 Coríntios 6:3

O ministério que nos foi entregue deve ser feito com respeito e responsabilidade, sendo exemplo para os homens e buscando o olhar de Deus para a nossa adoração.
Porque de nada valerá os esforços fisicos se o nosso espirito não estiver fortalecido pela busca incesante da vontade de Deus.

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."
Mateus 26:41


texto:Deise com recortes
CEDRA, Marta e Vivian Lazzerini. É tempo de dançar, São Paulo: Vencedores por Cristo, 2006, 139 p.

Enviar para o Twitter

Palavra ao líder

Ao Líder:


Um dos aspectos da liderança é o título que ela traz, é um erro fatal se deixar levar por ele. O líder deve estar atento em primeiro lugar a Deus e suas ordens, a fim de estar direcionando o ministério para o centro da vontade do Pai e também estar atento às pessoas e suas carências.

Visão:

O líder deve buscar no Senhor a visão para o ministério. É importante que ele saiba para onde está indo e ainda conheça o propósito de Deus para o ministério. Com uma visão clara e orientada pelo Senhor é mais fácil canalizar a energia dos ministros no sentido de alcançar os objetivos propostos.

Líderes e liderados precisam olhar para o futuro do ministério e perceber o propósito central que o trouxe a existência. Eles são capazes de ver o final para o qual o ministério existe. E isso só é possível através da oração e comunhão com o Pai.

É importante que os ministros observem a visão que o Senhor deu a igreja, a fim de desenvolver sua obra em um mesmo sentido. Isso fortalece o grupo e fará com que os demais membros compreendam com mais facilidade o motivo da existência do ministério de dança.

Valores:

Um líder precisa reafirmar, a todo o momento, os valores que identificam o grupo. Manter a unidade, o respeito, o amor pelos irmãos em Cristo deve ser prioridade em todos os encontros do ministério.

Motivação:

Um líder entusiasmado contagia seus liderados. Por ter uma visão muito clara, sua convicção a respeito dela o motiva. Não importa se ele trabalha duro, o importante é o quão empolgado ele está por sua visão.

texto:
CEDRA, Marta e Vivian Lazzerini. É tempo de dançar, São Paulo: Vencedores por Cristo, 2006, 139 p.

Ser Direcionado por Deus é permirtir que o Senhor seja o centro de tudo, todas as decisões,escolhas,atitudes,devem ser tomadas depois da confirmação de Deus.
O líder deve estar sensível ao falar da voz Deus, buscar assim a vontade do Pai

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"     Mateus 7:11
A vontade do Pai é o melhor para nossas vidas, um líder que entende esse próposito receberá de Deus a direção para tudo aquilo que necessitar durante o seu legado.

Enviar para o Twitter

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tipos de sapatilhas

                                                         
                                                       Sapatilha meia ponta:    
            

A sapatilha chamada meia ponta é aquela bem flexível, que se vê nas aulas de ballet, jazz, e muitas outras. São fundamentais para iniciantes, ao passo que evitam o contato direto do pé com o chão e possibilitam uma maior precisão nos movimentos.
Esse modelo é mais adequado para grupos de coreografia que não tem uma não possuem um grau mais avançado no balé,devido esse modelo de sapatilha não exigir tanta técnica no manuseio.


                                                             Sapatilha Aranha


A sapatilha Aranha para quem não sabe, é uma sapatilha que parece uma sandalha, e ela protege a parte da frente do pe,onde se faz giros.Calcanhar fica exposto ao chão.
Esse modelo proporciona mais liberdade na dança, é como se os pés estivessem descalços.

Enviar para o Twitter

História da Sapatilha de ponta

A história das sapatilhas de ponta é também a história da técnica do ballet clássico. Elas evoluíram juntas, criaram uma a outra, mas é raramente atribuído às sapatilhas de ponta o reconhecimento de impulsionar o desenvolvimento da técnica clássica.
A princesa italiana Catarina de Medicis casou-se com o francês Henrique II, e introduziu ballet da corte, para a Corte da França no século XVI. Nestas primeiras produções os bailarinos apresentavam-se mascarados e caracterizados de cortesãos, dançando dentro da corte progrediram para generosos espetáculos e composições extravagantes, das quais foi sendo feita uma classificação do vocabulário de passos que surgiam eventualmente - os mesmos passos e as mesmas posições básicas que você faz todos os dias na aula.
Porém tratava-se de uma “jogada masculina”. A bailarina, como nós sabemos, ainda não tinha entrado na existência. As mulheres realmente não podiam participar do mesmo modo que homens, em grande parte por causa de suas roupas.
Os homens vestiam colans, que davam a eles maior liberdade de movimento - eles podiam saltar e realizar baterias. As mulheres tinham que usar perucas pesadas e enormes vestidos, saias cheias, pesadas e sapatos com saltos, e - não esqueça - coletes apertados que limitavam a respiração, sem mencionar ao curvar-se.
Porém, em torno de 1730 danse haute substituiu danse basse, dançarinos foram para o ar, em lugar de só mude elegantemente de uma pose para outra, eles começaram a pular, saltar e arremessar-se. E as mulheres começaram a rebelar-se contra suas fantasias restritivas.
O século XVIII viu um notável crescimento das bailarinas e expansão do vocabulário de ballet para incluir mais saltos e giros.
Marie Taglioni freqüentemente obtém o crédito e a responsabilidade por ter sido a primeira a dançar na ponta. Mas ninguém realmente sabe com certeza. É estabelecido que em 1832 Marie Taglioni dançou La Sylphide inteiro na ponta. Mas quase certamente existiram dançarinos antes dela que subiram sobre as pontas de seus dedos do pé. É até possível que Mme. Camargo tenha feito isso cem anos antes. Existem referências em contas de jornal de várias bailarinas com "dedos do pé fantásticos" ou de "caindo de seus dedos". É provável que Taglioni tenha dançado na ponta antes de La Sylphide. Mas quem quer que seja realmente a primeira, foi Taglioni que abriu caminho para o desenvolvimento e a revolução da técnica do ballet. Transformou os dedos dos pés em dança, o que tinha sido meramente uma acrobacia e um tipo de truque de circo, se tornou meio de expressão artística, dramática, bem como, uma proeza técnica.
O que exatamente as bailarinas da era Romântica fizeram tecnicamente? O que foi o ápice do virtuosismo do ballet no meio do século XIX? Assim como o trabalho de pontas foi incluso, entre outros passos, a pirueta simples e o pique também foram. O alinhamento das bailarinas também era diferente. Elas eram menos verticais, menos alongadas, seu quadril era solto para trás e seu tronco ligeiramente para frente. Não eram “em cima dos pés” como os bailarinos de hoje, como elas poderiam ficar sem suporte em seus pés?
Taglioni calçava sapatilhas de cetim leve, que se ajustavam como luvas. Elas tinham sola de couro e cerziduras nas laterais pontas está totalmente integrado com a técnica de pontas. Até coreógrafos de jazz e moderno exigem que as mulheres usem pontas, embora os passos sejam de uma linguagem diferente. Freqüentemente, as sapatilhas necessárias para tais coreografias precisam ser extremamente flexíveis e receptivas, além de simultaneamente terem bom suporte e durabilidade.

Texto retirado da net sem autoria

Depois de ler esse texto percebemos o quanto as bailarinas se esforçaram
para conseguirem participar da dança com o decorrer dos anos,e percebemos
o quanto a sapatilha é um instrumento importante para quem dança.
Porém a pergunta:
Qualquer um pode usar a sapatilha de ponta?
A resposta:
Qualquer um pode, mas, não é só querer usar
e já ir usando.
É preciso uma preparação física, o bailarino
deve ter no minimo 2 ou 3 anos de prática, ter
uma boa técnica e preparar o corpo com alongamentos.
Para crianças em fase de crescimento
não é indicado esse modelo de sapatilha
porque pode ocasionar deformidades.
Para iniciantes a sapatilha indicada é a de meia ponta.

texto: Deise Freitas

Enviar para o Twitter

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A arte para Adoração

A arte é uma fonte inesgotável de riquezas,pela qual podemos ser enriquecidos e enriquecer.Através da dança o corpo pode ser transbordado de sensações
de alegria e satisfação.Com esse sentimento o corpo se une ao espirito,que clama pela alegria do Espirito Santo.
A adoração é um momento de intimidade, e dançar é um momento único.
Um adorador que dança,tem momentos de muita intimidade com Deus, as sensações de um adorador não se pode comparar com sensações terrenas, porque é algo realmente divino.
Mas para que esse momento aconteça é necessário que o verdadeiro adorador
se disponha a ter momento de intimidade com Deus,e isso não acontece de uma hora para outra,é uma construção continua de busca e reverência.

Os passos de um adorador

* Oração
Como ter intimidade com alguém se você não tem diálogo com esse alguém?
Momentos devocionais de busca em oração deve ser uma constante na vida de um adorador.Saber ouvir a voz de Deus é ter sensibilidade e integra comunhão.
Somente pela busca de sua presença é que o Senhor se fará presente e real em nossas vidas,assim o Espirito Santo terá liberdade para agir.

Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.

Hebreus 4:16

* Leitura da bíblia

Meditar na palavra de Deus é estar a cada dia se fortalecendo na graça e no conhecimento, é não temer as investidas do adversário porque temos certeza das promessas e da presença de Deus em nossas vidas.
O Senhor prometeu que estaria conosco enviando o Consolador,é a presença do doce Espirito Santo que nos consola,nos adverte, nos capacita, nos une no propósito da adoração.
Crer nas promessas e na sua palavra é ter certeza no ministério pelo qual fomos chamados, pelo qual fomos escolhidos, ter uma certeza maior de que não estamos sós, e que foi Ele e não nós que já venceu essa peleja.


Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam.

Provérbios 30:5

* Comunhão

Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua.

Romanos 14:19

Comunhão com Cristo e com os homens é a construção de uma caratér santo.
Assim como o versículo enfatizou,seguir as coisas que servem para paz é contribuir para a edificação mútua.
Um verdadeiro adorador procura construir a sua vida espiritual na base do amor de Cristo, que é um amor que tudo suporta,e que ama acima de tudo.
Viver uma vida de adoração e santidade requer uma busca continua da vontade de Deus.

 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4:23

texto: Deise Freitas

Enviar para o Twitter

Roupas para dança

Porque se preocupar com as vestes na dança

As vestes representa para o grupo de dança uma identificação.
Ela por si própria já passa uma mensagem; portanto a cor, o tecido e o modelo devem estar em harmonia com o estilo de música que o grupo se apresenta.
O mais importante também é não se esquecer da descência, dançar em Adoração requer reverência e santidade, não combina com vestes sensuais, transparestes ou curtas.
Na net encontramos muitos modelos interessantes que podem trazer inspiração para os grupos que querem fazer os seus modelos; mas isso não significa que deve-se copiar o modelo e ficar dependente de outros grupos para a escolha do que irá fazer.Com uma busca sincera da vontade de Deus, o Senhor concederá assim o desejo do teu coração mostrando assim como conseguirá alcançar um bom resultado.
Vou postar alguns modelos interessantes que encontrei na net,caso alguém saiba o nome dos grupos me avisa táh!


                                                                 Renascer Praise
                                                            Muito lindo esse modelo!




Ótimo modelo para grupos
mais tradicionais


Nosso modelo é simples
mais pode ser usado de duas maneiras
assim todo branco...ou com outras cores



                                                Um modelo bem leve e bonito


Nossa 1ª farda

2ª Farda Shekináh


                                                3ª Farda e por enquanto a atual


 


Enviar para o Twitter

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dinâmicas

                        DINÂMICAS


• Para trabalhar a expressão:

Bem essa dinâmica será em roda, você coloqua uma musica e a pessoa tem que dança pela expressão nada de gestos, nada de passo apenas expressão. Transmitir a mensagem pela expressão.

• Para Trabalhar o pouco espaço:

 
Faça um quadrado no chão de 1 ou 2 metros, cada lado. Coloque duas pessoas dentro desse quadrado o objetivo é dançar sem sair do quadrado e sem tromba. Eles terão que explorar as varias formas de conseguir dança em um espaço pequeno, para se caso for em uma igreja muito pequena conseguirá. A musica pode ser uma coreografia, ou até mesmo espontâneo. 1 m é muito pouco eu sei mais quando menor mais eles vão se esforça quando chega em um lugar pequeno não será problema o espaço. Faça isso até mesmo com coreografias montadas, depois que já montou e todos pegaram treinem em espaço maior e em espaço pequenos.

• Para trabalhar dupla:

Faça algumas coisinhas estranhas mais legais. Amarre os braços no caso de duas pessoas, e a dinâmica e dança com os braços amarrados. Ou amarre as pernas (obs.: é a penas um braço ou uma perna), ou até mesmo amarre um braço e uma perna assim fazendo gêmeos siameses. O que isso vai ajudar? As duplas terão que fazer movimentos iguais porque se não um pode cair, isso exigira muito trabalho da dupla. Pode ser com dança espontânea ou coreografada.

Outras dinâmicas:

1. Se você perceber que as meninas do seu grupo estão muito agitadas e não estão conseguindo concentrar, tenha sempre um cd de musicas instrumentais, como flautas e piano. Mande todos deitarem deixar o corpo bem leve, ficar totalmente deitado no chão mais da posição que eles acharem melhor. Mande fechar os olhos e coloque a musica e mande-os concentrar na musica. Fique de pé monitorando se alguém conversar ou se vai e pede para parar mantendo todos de olhos fechados. Isso trás concentração e calma.

2. Pode tirar as cadeiras da igreja ou arredar os bancos dando grande espaço, mandando eles corre em volta dela com uma musica agitada. E depois você pode ir falando: “dançando no chão.” Ai eles vão dançar. “Corra mais rápido”. Essas coisinhas, para trabalha a criatividade. “Dance agachado”. Coisas difíceis.

3. Essa dinâmica não tem muito haver, faça um amigo Secreto diferente, coloque os nomes de cada participante de grupo, e a pessoa vai tirar quem ela tirou ela vai orar pela pessoa e escrever uma carta para essa pessoa.

Enviar para o Twitter