quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estudo:Dança Litúrgica


   A dança litúrgica como louvor


A dança na igreja vem dos tempos antigos.Os judeus por exemplo tinham uma prática muito profunda da dança ainda cultivada até hoje dentro dos grupos tradicionais.

• O que é dança litúrgica?

Litúrgico quer dizer : Algo que as pessoas fazem juntos; na religião quer dizer,pessoas que se juntam para expressar a sua fé.

A dança litúrgica não é para ser dançada como se o púlpito fosse um teatro ,mas sim,como um lugar santo.

Temos que ter cuidado,principalmente as coreografias, de não passar a dança para os participantes como passos mecânicos que só vão ser repetidos sem aproveitar o louvor do indivíduo para com Deus.Cada pessoa expressa o seu louvor de maneira diferente e esse individualidade deve ser respeitada e aproveitada.Todo ser que respira love a Deus!Mas temos que ter certeza se estamos respirando e louvando, ou somente imitando.

A dança é um ministério de adoração que o senhor tem levantado em algumas igrejas, mas alguns tem visto como um “modismo”, o que tem acarretado em idéias e opiniões divergentes.

Muitos são os fatores dentro da igreja que impossibilitam o mover do Espírito Santo, resultando em cultos desprovidos da verdadeira unção que alimenta a alma; é nesse mesmo vazio muito ministros de dança acabam sendo meras distrações.

Amados líderes é preciso ouvir a voz do Espírito Santo, consulta-lo e conhecer a Sua vontade para a igreja; não tome decisões segundo a sabedoria ou entendimento humano.Afinal a igreja é do Senhor Jesus, que enviou o Espírito Santo para edifica-la.Se houver aprovação do Senhor quanto à existência de um ministério de dança, alguns pontos devem ser observados:

a) Amor à Deus

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração,de toda a tua alma,e de todo o teu entendimento”Mt 22.37

A nossa condição de servos obriga-nos a sermos desprovidos de vontade própria e sujeitos ao dominío integral do Senhor Deus.Isto significa:Primeiro a vontade de Deus e em segundo plano e em conformidade com os princípios divinos o nosso querer.

b) Temor a Deus:Coração sábio

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus,o SENHOR.Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos.Que o SENHOR seja louvado para sempre.” (Sl 111.10)

Temer a Deus significa que devemos possuir sentimentos de reverência e respeito ao contrário do que pensam alguns ao associar temor a medo.É inconcebível que vidas impuras, desprovidas de santidade,possam tomar lugar no desempenho da obra do Senhor.

A falta de temor abre brechas através das quais o maligno infiltra-se e as obras da carne ganha espaço.As pessoas que deveriam ser adoradores tornam-se em “dançarinos”, ávidos pelos elogios,sentem prazer quando são glorificadas, por fazerem bem as coreografias.

Movido pelo amor e temor,Jesus despiu-se da glória celeste, colocando-se apenas como instrumento nas mãos de Deus, para ser útil ao Reisno,Ele dispensou os elogios ,veja”Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas” (Jo 5.41)

c) Santo e Puros

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apostólo, separado para o evangelho de Deus”(Rm 1:1)

A exemplo de Paulo, somos chamados para fazermos a obra do Senhor Deus,em diveras áreas,separados para a honra e glória do Senhor.


Bibliografia:

COIMBRA, Isabel. Louvai a Deus com danças, Belo Horizonte: Diante do Trono, 2003, 128 p.

Enviar para o Twitter

0 comentários: